O Terminal de Contentores de Sines, denominado Terminal XXI, iniciou as suas operações em 2004 sob uma concessão de serviço público da empresa PSA Sines - Terminais de Contentores S.A.
Com um plano de desenvolvimento faseado e sustentado, o Terminal XXI oferece fundos naturais até 17 metros ZH, permitindo a acomodação de grandes navios porta-contentores que realizam rotas intercontinentais, e de navios das respetivas ligações por feeder.
Atualmente com um comprimento de cais de 1.150 + 200 metros, dotado de 10 pórticos “pós-panamáx” e “super pós-panamáx” e 2 gruas móveis, o terminal oferece uma área de armazenamento com 42 hectares e uma capacidade de movimentação anual de 2.3 milhões de TEU.
Com o acordo assinado entre APS e PSA Sines, este terminal está a ser alvo de um plano de expansão que dotará esta infraestrutura de uma frente de cais de 1.950, dividida numa frente de 1.750 metros e outra de 200 metros, permitindo uma atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração e de um feeder; uma instalação de mais 9 gruas “super pós-panamáx” (no total de 19), 30 pórticos de parque e equipamento de transporte; a expansão da área de armazenamento dos atuais 42 para 60 hectares; e o aumento da capacidade dos atuais 2.3 para 4.1 milhões de TEU.
No que diz respeito ao hinterland, o Terminal XXI dispõe de ligações diretas para redes nacionais ferroviárias e rodoviárias, ambas integradas no corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes. Por outro lado, e a fim de respeitar o crescimento previsto para este terminal, encontra-se em execução um plano de evolução e expansão de acessos ferroviários, no âmbito do Plano de Investimentos em Infraestruturas - Ferrovia 2020, que permite garantir uma intermodalidade adequada às ligações nacionais, reforçando ao mesmo tempo as ligações ao interior de Espanha, particularmente com a região de Madrid.
No que respeita ao Foreland, o Porto de Sines oferece semanalmente ligações diretas de carga contentorizada aos principais mercados mundiais de produção e consumo. Relativamente à conectividade, o Porto de Sines regista anualmente tráfego com cerca de 80 países e aproximadamente 200 portos em todo o mundo.