Consórcio do Projeto ADMIRAL apresenta os avanços do projeto-piloto e o desenvolvimento do marketplace na reunião de Kotka

10 de abril de 2025
  • image

Kotka, Finlândia (12 de fevereiro, 2025)- O consórcio do Projeto ADMIRAL reuniu-se em Kotkta, na Finlândia, para a sua quinta reunião presencial, onde foram destacados os avanços nos projetos-piloto e o desenvolvimento do marketplace ADMIRAL. Durante dois dias, os parceiros do projeto discutiram os principais resultados, partilharam o progresso das inovações logísticas sustentáveis e exploraram as mais recentes funcionalidades do Marketplace desenvolvido no âmbito da otimização das operações de transporte de mercadorias.

Projetos Piloto: Soluções Logísticas Sustentáveis e Inovadoras

O objetivo da reunião foi o de apresentar as atualizações dos quatro projetos-piloto, sendo que cada um destes tem vindo a conseguir progressos no âmbito da redução das emissões e no incremento da eficiência logística.

Corredor Multimodal “Digital & Green” - Parceiros envolvidos: APS, MARLO, UPM, LNEC, VTT, CERTH

As atividades-piloto luso-espanholas consistem na conceção e desenvolvimento de um catálogo de serviços de baixas emissões para operações logísticas entre Sines (PT) e Madrid (ESP), envolvendo a comunidade de stakeholders da cadeia logística associada a este corredor, de forma colaborativa, no sentido de promover a transferência modal do transporte rodoviário para o transporte ferroviário de mercadorias entre Sines e Madrid.

De modo a identificar o potencial de redução das emissões, foi efetuada uma análise dos fluxos de mercadorias, incluindo dados sobre as infraestruturas disponíveis e os volumes de tráfego. Foi dada também especial atenção às necessidades dos diferentes stakeholders, através do contacto direto com os diversos intervenientes.

“Otimização da Logística para a Sustentabilidade baseada na IA” - Parceiros envolvidos: Steveco e VTT

Até ao momento, as atividades-piloto finlandesas têm vindo a centrar-se em testar um modelo de simulação para o planeamento de manobras no porto de Hamina Kotka, no sentido de otimizar as operações do terminal conseguindo, desta forma, reduzir as emissões de CO2. As atividades futuras incluem a integração de funcionalidades de IA no sistema de planeamento e armazenagem, utilizado diariamente pelos técnicos desta área no porto.

Os dados de simulação relativos à movimentação de carga, bem como os dados das operações do terminal, são utilizados para impulsionar o desenvolvimento da ferramenta de IA aplicada às operações de descarga. Prevê-se para o final do corrente ano a realização dos testes, em cenário real, da ferramenta de planeamento baseada em IA.

“Rota Verde: Gestão Logística Consciente das Emissões” - Parceiros envolvidos: TIA, CSign, Trevio, cargoGo, Normalis, Klaipeda

As atividades-piloto da Lituânia foram dedicadas principalmente ao desenvolvimento de uma ferramenta de agendamento dos transportes e à identificação de uma metodologia adequada de cálculo das emissões de CO2 e de fontes de dados para o transporte rodoviário. No que diz respeito à ferramenta de agendamento dos transportes, foi testada uma ferramenta automatizada para planear a chegada de camiões (ETA), com o propósito de reduzir o tempo de paragem dos camiões e, assim, reduzir potencialmente as emissões de CO2. Outro aspeto relevante foi a análise de diferentes abordagens de mercado para o cálculo das emissões de CO2, tendo sido testados dados de eCMR, que vieram a ser identificados como uma fonte de dados promissora. No que diz respeito ao cálculo das emissões, os dados de eCMR foram complementados por dados modelizados sobre o consumo de combustível.

“Logística Verde: Otimização da Sustentabilidade Além-Fronteiras” - Parceiros envolvidos: Solvesall, Universidade de Ljubljana, Correios da Eslovénia, Correios da Croácia e Locodels

As atividades-piloto esloveno-croatas centraram-se no desenvolvimento de uma ferramenta de otimização logística para os serviços postais, incluindo o cálculo das emissões de CO2, os dados de comunicação das emissões de CO2, a previsão das emissões de CO2 e a integração de uma ferramenta de IA logística personalizada.

Diferentes abordagens de cálculo das emissões de CO2 e fontes de dados foram testadas e comparadas em termos de precisão e medição, tendo também em conta fatores com a elevação da estrada. Para a entrega na última milha, foram simuladas diferentes trajetórias para o veículo de entrega, a fim de obter informações sobre o respetivo consumo de energia.

Desenvolvimento do marketplace: Integração de Soluções Sustentáveis - Parceiros envolvidos: Awake

Paralelamente aos avanços dos projetos-piloto, o marketplace ADMIRAL também registou progressos substanciais. Foram identificadas as principais necessidades do piloto para garantir uma integração perfeita das soluções à medida que o projeto evolui. Os portais comerciais e de desenvolvimento do marketplace foram construídos, com várias funcionalidades essenciais já implementadas. Estas incluem o registo de empresas, serviços de encaminhamento e ferramentas de cálculo de emissões de CO2, lançando as bases para uma plataforma digital robusta que apoiará práticas logísticas sustentáveis em toda a Europa.

Perspetivas para o Futuro

As atividades futuras do projeto neste ano incluirão a integração de soluções-piloto no marketplace ADMIRAL, de modo a potenciar o seu impacto na oferta de serviços de transporte de baixas emissões facilmente acessíveis, na redução das emissões de CO2, na disponibilização de dados valiosos para a elaboração de relatórios e na promoção da colaboração entre as partes interessadas na logística e nos transportes.

Os conhecimentos e progressos partilhados na reunião de Kotka constituem um marco importante para o consórcio ADMIRAL. À medida que o projeto avança, o desenvolvimento contínuo de soluções-piloto e funcionalidades de mercado contribuirá para remodelar o setor da logística com soluções de transporte inovadoras e sustentáveis.

O projeto ADMIRAL tem a duração ode três anos, sendo financiado pela União Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizon Europe, que decorre até abril de 2026. Coordenado pelo Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia Ltd, o consórcio é composto por 21 parceiros de nove países da EU, todos eles apostados em revolucionar o transporte de mercadorias através de soluções logísticas multimodais.

 
 

Informações Adicionais

Para mais informações sobre o projeto ADMIRAL, visite o site do projeto: https://www.admiral-project.eu/ ou siga o projeto nas redes sociais: X, LinkedIn

Um vídeo dedicado ao projeto também fornece informações sobre a forma como o ADMIRAL está a transformar a gestão da cadeia de abastecimento no transporte de mercadorias. Pode ser visto aqui: Vídeo do Projeto ADMIRAL