O Porto de Sines recebe visitas de estudo e de cariz institucional, previamente marcadas, de acordo com a disponibilidade de agenda. As visitas são efetuadas no transporte (autocarro) trazido pela entidade visitante, sendo que o circuito demora aproximadamente 60min, compreendendo uma explicação detalhada dos cinco terminais especializados do Porto de Sines - Granéis Líquidos, Petroquímico, Multipurpose, GNL e Contentores, bem como a da Zona de Atividades Logísticas, Porto de Pesca, Porto de Recreio e Praia Vasco da Gama.

O contacto é feito através do mail comunicacao@apsinesalgarve.pt, onde deve ser indicado:

  • Entidade que pretende visitar o porto
  • Enquadramento da visita num objetivo ou conteúdo programático
  • Indicação de número de pessoas
  • Data pretendida.

À posteriori, a disponibilidade será confirmada pela mesma via. Para formalização do pedido deve ser preenchido formulário com os dados dos participantes, formulário este que formalizará o pedido de acesso aos Terminais Portuários (Zonas Internacionais) à GNR-UCCF - GNR - Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

1. PORQUE PRECISAMOS DOS SEUS DADOS?

Os portos constituem-se espaços de acesso restrito que pelas suas características, podem ser considerados de elevado risco de segurança e proteção. Com a finalidade de proteger pessoas e bens e prevenir a prática de crimes a APS está obrigada a manter o Plano de Proteção do porto de acordo com o Decreto-Lei n.º 226/2006, que prevê medidas de autoproteção como Sistema de Gestão de Controlo de Acessos. A visita compreende acesso à zona internacional do porto, assim é obrigatória a recolha dos dados para que sejam consultados e verificados, nos termos da lei portuguesa, pela GNR - Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

2. O QUE PRECISAMOS?

Entendemos que está ciente e que se preocupa com a sua privacidade e dados pessoais. A nossa Política de Privacidade define e regula o uso e armazenamento dos dados pessoais. Pode consultá-la aqui. Para elaboração e formalização do pedido de acesso ao porto recolhemos os seguintes tipos/categorias de dados pessoais: Nome completo (primeiro e último nome), data de nascimento, nacionalidade, telemóvel e e-mail, cargo, documento de identificação e respetiva nº e data de validade (não são aceites documentos expirados).

Pode consultar a informação sobre a finalidade, legitimidade do tratamento, armazenamento, tempo de conservação no aviso de privacidade.

3. QUAIS SÃO SEUS DIREITOS?

O titular dos dados é sempre notificado quando um pedido é efetuado, alterado ou revogado através do telemóvel e email fornecido.

O titular dos dados tem direito a ser informado, a aceder, retificar, apagar ou opor-se ao tratamento dos seus dados, podendo conhecê-los, corrigi-los ou efetuar pedido para os eliminar, pedido que pode fazer para suporte.cup@apsinesalgarve.pt.

Pode ainda querer reclamar sobre o tratamento efetuado, nesse caso entre em contato com o/a Encarregada/a da Proteção de Dados (epd@apsinesalgarve.pt ou Encarregado/a da Proteção de Dados, Apartado 16, EC Sines | 7521-953 Sines PORTUGAL), que analisará o pedido.

Se ainda assim considerar que os seus dados pessoais não estão a ser convenientemente tratados de acordo com a lei, pode entrar em contato com a Autoridade de Controlo – Comissão Nacional de Proteção de Dados https://www.cnpd.pt.

PERGUNTAS FREQUENTES

Preciso de ter o documento de identificação em dia? Sim, como a visita compreende acesso a zona internacional do porto, é necessário que o documento de identificação esteja válido.

Porque tenho de facultar o meu telemóvel e e-mail? O titular dos dados (visitante) tem o direito de ser informado sempre que é efetuado um pedido em seu nome. É também informado no caso de evento de segurança da informação.

O ficheiro enviado está bloqueado. Posso desbloquear ou alterar o ficheiro? Não. De forma a que o pedido seja submetido na aplicação de controlo de acesso do porto de forma célere, não deve ser alterado.

Mas a minha visita compreende mais de 31 pessoas e o ficheiro não tem mais linhas disponíveis para preenchimento. O que devo fazer? Neste caso deve preencher 2 ou 3 formulários conforme necessário.

Tenho mais questões, quem posso contactar? Para esclarecer questões relacionadas com os pedidos de visitas pode ligar para 269 860 662 ou contactar cup@apsinesalgarve.pt.