Sistema Integrado de Gestão

 A APS, S.A. (Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.) tem promovido a manutenção de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que abrange áreas fundamentais nos domínios qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, proteção, privacidade e segurança da informação, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, bem-estar e felicidade organizacional.

Os fornecedores da APS são avaliados com base em critérios como o cumprimento dos prazos de execução e a qualidade dos serviços ou produtos fornecidos.
Paralelamente, a empresa mantém um forte compromisso com a proteção ambiental, a garantia de condições adequadas de segurança e saúde no trabalho, e a implementação de um programa para a igualdade, conciliação, bem-estar e felicidade organizacional. Todas essas iniciativas seguem os princípios da melhoria contínua e estão alinhadas com as opções estratégicas do porto, assegurando um desempenho sustentável e responsável.

O Sistema de Gestão Integrado da APS é uma demonstração do seu compromisso em assegurar a satisfação dos clientes, do acionista, dos trabalhadores/as, fornecedores e de outras partes interessadas, através de uma prestação de serviços de excelência, inovação e sustentabilidade.

CONSULTE

MANUAL DO SISTEMA INTEGRADO

MA01 - Manual SI.pdf861 Kbytes

POLÍTICA DO SISTEMA INTEGRADO

PO001 - PSI.pdf152 Kbytes

POLÍTICA PARA A IGUALDADE, CONCILIAÇÃO, BEM-ESTAR E FELICIDADE ORGANIZACIONAL

PO015 - Politica para a Igualdade, Conciliação, Bem-estar e Felicidade Organizacional.pdf573 Kbytes

POLÍTICA DA PROTEÇÃO E SEGURANÇA DA CADEIA DE ABASTECIMENTO

PO016 - Política da proteção e segurança da cadeia de abastecimento.pdf147 Kbytes

 

HISTÓRICO

 

Certificações

A APS tem uma sólida trajetória de certificações que garantem a eficiência e qualidade dos seus processos, reforçando o seu compromisso com a melhoria contínua e a responsabilidade social:

Detém, desde 5 de dezembro de 2005, a certificação da qualidade em conformidade com os requisitos da norma ISO 9001, no âmbito dos processos de realização "Movimentação de navios no porto, incluindo pilotagem” e “Gestão de contratos de concessão”.

A 13 de maio de 2008 foram, também, certificados os sistemas de gestão de ambiente, saúde e segurança da APS, segundo as normas internacionais ISO 14001 e OHSAS 18001, enquanto autoridade portuária nas áreas da sua exclusiva responsabilidade.

Em 2012, foi aprovado o alargamento do âmbito das certificações, com a inclusão da “Gestão dos licenciamentos. Gestão do Porto de Recreio. Gestão da ZALSINES – Zona intraportuária.”

Desde 22 de julho de 2013, a APS, S.A. detém a certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança de Informação, de acordo com a norma ISO/IEC 27001:2013. Em julho de 2022, foi aprovada a alteração do âmbito da certificação ISO27001, para governação do desenvolvimento da Janela Única Logística (JUL), implementação, instalação e suporte da JUL e a supervisão da execução das ações de introdução de dados, integridade da informação e workflow de negócio.

No primeiro semestre de 2021, ocorreu a migração da OHSAS 18001 para a ISO 45001 e a certificação NP4552 relativas, respetivamente, aos sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacionais e da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

No primeiro semestre de 2024, ocorreu a transição da NP4552 para a versão de 2022 e a certificação NP4590:2023, esta última relativa ao bem-estar e felicidade organizacional, tendo o seu âmbito nas “atividades de movimentação de navios, mercadorias e passageiros, na gestão de áreas dominiais, infraestruturas e sistemas de informação e no exercício das competências e prerrogativas da autoridade portuária”.

Também no primeiro semestre de 2024, a 5 de junho, a APS certificou o seu Sistema de Gestão da Privacidade da Informação (SGPI) de acordo com a ISO/IEC 27701:2019 relativa à “Privacidade da Informação para os ativos de suporte ao negócio, nos processos de operação portuária, de gestão dos contratos de concessão, licenciamento e uso privativo, e de gestão e operação dos Sistemas de Informação, atuando como controlador e processador de dados pessoais de todos os processos, realizados dos portos de Sines, Faro e Portimão”.

Em simultâneo ao referido processo de certificação, promoveu o processo de transição do Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), ISO/IEC27001 da versão de 2013 para a versão de 2022 e respetivo alinhamento dos âmbitos.

No segundo semestre de 2024, a 29 de julho, recebeu ainda a certificação do Sistema de Gestão Segurança e Resiliência pela ISO 28000:2022, tendo como âmbito a “Gestão das atividades portuárias e complementares na Área de Jurisdição do Porto de Sines”.

Prémios e Distinções

A 22 de maio de 2024, a empresa foi distinguida com o prémio Healthy Workplaces, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em reconhecimento pelo seu compromisso em transformar a organização num Local de Trabalho Saudável.

No dia 17 de outubro de 2024, a APS foi distinguida com o Wellbeing Awards, atribuído pela Workwell, na categoria de Melhor Estratégia de Saúde Mental e Emocional (Best Mental/Emotional Health Strategy). Este reconhecimento reflete o compromisso da APS em promover o bem-estar mental e emocional dos/as seus/uas trabalhadores/as, através de estratégias inovadoras e eficazes que contribuem para um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.

As certificações da APS têm sido continuamente renovadas, refletindo a consistência e robustez dos seus sistemas de gestão, bem como a relevância estratégica dessas áreas para a organização.

A entidade certificadora principal é a Lloyd’s Register Quality Assurance, com exceção das normas NP 4552 e NP 4590, que são certificadas pela Bureau Veritas Certification.