FSP - Fórum de Simplificação de Procedimentos

Enquadramento

O FSP – Fórum para a Simplificação de Procedimentos no Porto de Sines, criado em março de 2005, é um fórum de discussão, onde têm assento os representantes de todas as entidades e agentes económicos que atuam no Porto de Sines.

Este fórum visa o estreitamento de relações de colaboração, entre empresas e entre estas e as entidades oficiais, tendo como objetivos a definição das melhores práticas procedimentais, a resolução dos estrangulamentos que forem identificados e, ainda, a promoção de uma coordenação eficaz a nível da troca de informações, nomeadamente através das aplicações informáticas.

O FSP tem como missão central o levantamento, a análise e a discussão dos procedimentos e das transações documentais, atuais e futuras, tendo em vista a sua melhoria, simplificação e automatização, baseada nas tecnologias de informação, assumindo um papel decisivo no desenvolvimento do comércio eletrónico entre os intervenientes da comunidade portuária de Sines.

 

Funcionamento

O FSP é constituído por um Plenário e por um órgão de coordenação, sendo este formado por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretariado. O Presidente da Autoridade Portuária (APS), promotora da iniciativa, assume por inerência a Presidência do FSP, sendo o cargo de Vice-Presidente eleito de entre os seus membros. Desde 2012 que este cargo é ocupado pela CPSI – Comunidade Portuária de Sines, através do respetivo Presidente ou de qualquer das empresas associadas.

O Plenário reúne com carácter ordinário de 3 em 3 meses, em datas previamente fixadas, onde têm assento as autoridades locais, portuárias e outras, a Comunidade Portuária de Sines e outros agentes, com representação individual ou coletiva, cuja atividade está diretamente relacionada com o porto de Sines.

Para que do FSP resultem medidas simples, concretas e exequíveis que potenciem a eficácia do porto, são criados, sempre que necessário, grupos de trabalho especializados, permanentes ou temporários, constituídos de entre os membros do FSP ou por outros elementos pertencentes à entidade que representam, cuja atividade culmina com a apresentação de propostas ao Plenário para discussão e votação.

 

Clique para aceder:

Secretariado do FSP:

Telefone: (+351) 269 860 672

Email: isabel.alves@apsinesalgarve.pt

Próxima reunião plenária:

19 de junho de 2019