Sistema Integrado de Gestão

 

As políticas do sistema de gestão integrado orientam a APS nos domínios da qualidade, ambiente, segurança, proteção, segurança da informação, e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Este sistema visa a satisfação das necessidades e expetativas legítimas dos clientes, do acionista, dos colaboradores, dos fornecedores e de outras partes interessadas, através da prestação de serviços de elevada qualidade, da inovação, da sustentabilidade da atividade.

Em simultâneo, foca-se na proteção do ambiente, nas adequadas condições de segurança e saúde, e num programa de gestão da conciliação, seguindo os princípios da melhoria contínua e em linha com as opções estratégicas para o porto.

 

 

CONSULTE

MANUAL DA QUALIDADE AMBIENTE E SEGURANÇA

MA01 - Manual SI.pdf814 Kbytes

POLÍTICA DA QUALIDADE AMBIENTE E SEGURANÇA

PO001 - PQAS_.pdf651 Kbytes

POLÍTICA DE CONCILIAÇÃO ENTRE A VIDA PROFISSIONAL, FAMILIAR E PESSOAL

PO015 - Politica para a Conciliação.pdf134 Kbytes

POLÍTICA DA PROTEÇÃO

PO016 - Política da proteção.pdf144 Kbytes

 

 

HISTÓRICO

 

A APS, S.A. detém, desde 5 de dezembro de 2005, a certificação da qualidade em conformidade com os requisitos da norma ISO 9001, no âmbito dos processos de realização "Movimentação de navios no porto, incluindo pilotagem” e “Gestão de contratos de concessão”. A 13 de maio de 2008, foram, também, certificados os sistemas de gestão de ambiente, saúde e segurança da APS, segundo as normas internacionais ISO 14001 e OHSAS 18001, para o âmbito referido, enquanto autoridade portuária, nas áreas da sua exclusiva responsabilidade.

Em 2012, foi aprovado o alargamento o âmbito das certificações, com a inclusão da “Gestão dos licenciamentos. Gestão do Porto de Recreio. Gestão da ZALSINES – Zona intraportuária.”

Desde 22 de julho de 2013, a APS, S.A. detém a certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança de Informação, de acordo com a norma ISO/IEC 27001:2013. Esta certificação tem como âmbito a "Gestão da segurança da informação aplicada aos serviços prestados aos processos de navio e de comboio no Porto de Sines, bem como dos navios nos portos de Faro e de Portimão, suportados pela JUP - Janela Única Portuária no Porto de Sines”.

No primeiro semestre de 2021, ocorreu a migração da OHSAS 18001 para a ISO 45001 e a certificação NP4552 relativas, respetivamente, aos sistemas de gestão  de saúde e segurança ocupacionais e da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

As certificações têm vindo a ser renovadas o que traduz a consistência dos sistemas de gestão e a importância destas áreas na gestão da APS, S.A.

A entidade certificadora é a Lloyd’s Register Quality Assurance com exceção da norma NP4552 que é a Bureau Veritas.